O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - DIOGO E BÁRBARA

Introdução
Neste trabalho vamos abordar os temas: a Comunicação Social e a Alimentação Saudável.
A comunicação social é muito útil nos dias actuais, pois podemos comunicar com amigos e familiares. Também serve para passarmos o tempo a ver televisão, ir à internet…Existe também outros tipos de comunicação, como por exemplo: cartas, jornais, fax…

A alimentação saudável fornece-nos nutrientes para um bom funcionamento do nosso organismo. Para termos uma alimentação saudável necessitemos de ter uma alimentação variada e equilibrada.
Na nossa alimentação devemos ingerir um pouco de todos os tipos de alimentos, conforme a quantidade representada na roda dos alimentos.
Para nós os alimentos mais saudáveis são os frutos, legumes, massa e arroz.


Definição da Alimentação Saudável
O que é a alimentação Saudável?
É uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.
As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações.
Qual pode ser uma boa alimentação para as grávidas?
Muitas grávidas perguntam-se como ter uma alimentação saudável. Durante a gravidez deve-se ter uma dieta equilibrada, pois o organismo tem necessidades acrescidas. Embora isso não signifique que não se coma as comidas de que se gosta e as que se esta habituado. As grávidas devem evitar queijos entre muitos outros alimentos que podem ser prejudiciais à sua saúde e à saúde do bebé.

 O que são os nutrientes?
Os nutrientes são substâncias usadas pelo metabolismo de um organismo que pode ser adquirido a partir do meio envolvente. Os organismos não autotróficos adquirem os nutrientes geralmente através da ingestão de alimentos. Os métodos para ingestão de nutrientes variam, com os animais a possuírem um sistema digestivo interno, enquanto que as plantas digerem os nutrientes externamente. Os efeitos dos nutrientes dependem em grande parte da quantidade da dose ingerida.

Definição de Comunicação Social
A comunicação social é o estudo dos meios de comunicação de massa, também chamados Mídia.
Em Portugal a comunicação social tem hoje em dia uma grande importância, de todos os meios de comunicação o que consegue mobilizar mais público é a televisão.
No inicio, quando surgiu a comunicação social, o jornal era o único meio de comunicação a que todas a pessoas tinham acesso, pois não existia mais meio nenhum para que se soubessem as noticias de todo o mundo, até que surgiu a rádio e mais tarde a televisão, que veio mudar por completo mundo.
Hoje é o meio que mobiliza mais público, toda agente tem uma televisão em casa, até nos locais públicos existe uma televisão, ninguém quer perder os programas que dão e se houver futebol então, o país para em frente a caixa magica.
A televisão tem também outro propósito nos dias de hoje, toda agente quer aparecer na televisão para ter algum protagonismo, isto porque este meio de comunicação tem o dom de tornar as pessoas em figuras públicas, mas por vezes também consegue ser muito cruel e expor as pessoas pelas piores razões.
O jornal escrito perdeu o seu protagonismo, muito poucos são os leitores que hoje em dia, tem o hábito de comparar o seu jornal pela manhã, até porque as noticias já deram nos jornais matinais na televisão, pela televisão o público já sabe o trânsito, o tempo, a economia, a política, entre outros assuntos do dia.
A rádio é um meio que também perdeu protagonismo, mas que mesmo assim se consegue ainda manter os seus ouvintes, visto que ainda é muito utilizada nos meios de transporte.
De todos os meios, a televisão é também a que tem vindo a sofrer mais evoluções, o que motiva mais o publico a assistir aos seus programas.
A televisão tem vindo a mudar mentalidades, e hoje em dia é muito importante, na vida dos portugueses.


Alimentação Saudável

alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objectivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do Dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares. Complementação ou implementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável, segundo estudos e consensos de especialistas.[1]

A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínascarboidratosgordurasfibrascálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. 

Refrigerantes e sumos

Os refrigerantes são todos fabricados com água, açúcar, gás carbónico, extractos vegetais, conservantes e acidificantes. Os refrigerantes de limão ou laranja são feitos com água, açúcar e extractos naturais ou essências sintéticas de limão ou laranja. Podem conter ou não corantes e outros aditivos.
As colas (coco-cola, pepsi, etc) são constituídas por água com bastante açúcar, caramelo, ácido fosfórico (que diminui a absorção de cálcio), cafeína, teobromina (estimulantes) e aromas, cuja composição é segredo.
Os acidificantes dos refrigerantes e das colas são prejudiciais para os dentes, porque provocam erosão do esmalte dentário. Esta particularidade torna-as especialmente contra-indicadas em relação aos incisivos das crianças. De resto, todas as bebidas açucaradas prejudicam os dentes das crianças.
A água tónica é amarga porque tem quinina e casca de limão. A quinina é um excitante cardíaco. Só está em concentração perigosa nas bitters.

Alimentos fritos 

Não é somente por ficarem normalmente encharcados em óleo que os alimentos fritos são perigosos. Na realidade, o óleo a ferver altera, e muito, as características químicas e orgâncias de qualquer alimento. Para além disso, a acção do calor nos óleos e gorduras provocam a desidratação de uma molécula chamada glicerol, formando uma substância que é potencialmente cancerígena (acroleína). Os alimentos fritos são mais calóricos e os óleos, que facilmente saturam a altas temperaturas, ajudam no desenvolvimento de doenças do coração.

Conclusão
Com este trabalho concluímos que todos nós necessitamos de uma alimentação rica e variada.A alimentação das pessoas deve ser guiada pela roda dos alimentos.
Na comunicação social existe um estudo chamado Mídia.
Podemos também concluir que este trabalho durou muito tempo e foi um bocado complicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário