O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A IMPORTÂNCIA DA INTERNET - ANDRÉ E INÊS

Comunicação Social:

A Comunicação Social é uma ciência social aplicada, cujo objecto tradicional de estudo são os Meios de Comunicação de Massa (também chamados Media) principalmente o Jornalismo ou Imprensa e a Comunicação Organizacional (Publicidade, Propaganda, Relações Públicas, Comunicação de Marketing) de empresas e de organizações governamentais ou não-governamentais. A comunicação objecto da Comunicação Social diferencia-se, portanto, da comunicação que é objecto de ciências como a Psicologia, a Linguística ou a Antropologia, sem que se possa negar a existência de intersecções entre esses domínios. 

Os meios de comunicação de massa mais frequentes são o Jornal, a Televisão, o Rádio, o Cinema e a Internet. Didaticamente poderia-se simplificar as atribuições dos diversos profissionais da seguinte forma: os Jornalistas atuam com as notícias, os Publicitários atuam com os anúncios e os Relações Públicas com a relação entre a sua organização e a sociedade, mas a interdisciplinaridade e a convergência tem-se ampliado progressivamente nessa área. 
A pesquisa científica em Comunicação Social mantém diálogos frequentes com a Antropologia, com a Sociologia, com a Linguística, com a Psicologia, com a Ciência da Informação, com a Administração de Empresas, com as Artes Visuais, com a Música e com as Artes Cénicas. A partir do advento da Internet ampliou-se também o diálogo académico entre a Comunicação Social, a Ciência da Informação e a Ciência da Computação. 

Os fenómenos tecnológicos relacionados à transmissão e à recepção das mensagens pelos meios de comunicação de massa são um domínio de conhecimento distinto da Comunicação Social. Esses fenómenos são objecto de estudo das engenharias, em especial dos profissionais de Telecomunicações. 
Os Media podem ser “parasitas” para os famosos, por exemplo se uma pessoa conhecida fosse á discoteca beber álcool eles diziam logo que estava bêbedo e que tinham causado escândalos.
Alimentação Saudável:

 
“Regra geral, no Verão há um cuidado maior com a alimentação, por duas razões: um desejo maior de normalização do peso e por que, com o maior calor, não temos vontade de comidas mais pesadas. É uma feliz junção mas nem sempre assim é. Verão também nos faz lembrar mais gelados e refrigerantes.” Quem o diz é Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, que nos dá pistas sobre os comportamentos certos e errados a manter na estação quente.
Prefira fruta e saladas: Nutricionalmente equilibrados e com poucas calorias, também são ricos em sais minerais, tão necessários nesta altura do ano. 
Não ponha a sopa de lado: “Um dia sem sopa é um dia menos equilibrado mas, nesta altura do ano, é muito difícil convencermos as pessoas do contrário. Há a hipótese dela ser fria, como é o caso do gaspacho, que tem poucas calorias, é fria e excelente em termos nutricionais, tal como a sopa de beterraba.” 
Hidrate-se bem: “Prefira água e sumos de fruta ou chá gelado – que não é a mesma coisa que o Ice Tea comprado.” Nesta última opção, o ideal é ser mesmo você a confeccioná-lo, se possível com pouco ou nenhum açúcar. Consuma refrigerantes com parcimónia e, quando o fizer, opte pelas variedades Light. 
Bem temperado mas com pouca gordura: “As gorduras não são todas iguais, mas engordam todas o mesmo. A regra de ouro, é quanto menos melhor e, já agora, preferir o azeite, mas usá-lo com muita parcimónia. Podemos incrementar o sabor com muito sumo de limão ou laranja, vinagre balsâmico ou um pouco de iogurte.”

Conclusão:
Nós aprendemos muito acerca da comunicação social e da alimentação saudável, na alimentação saudável descobrimos que á muitas pessoas não têm uma alimentação saudável e comem “fast food” tipo o Mcdonald´s, Burger King, Pizza Hut, etc. Eles podem comer uma salada ou algo variado com legumes. Na comunicação social aprendemos que os media podem arruinar a vida de uma celebridade.        

Sem comentários:

Enviar um comentário