O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - JOÃO MARCELO E ISABEL

Introdução – Alimentação Saudável
Uma Alimentação Saudável é um factor crucial na nossa vida, por isso estamos a realizar este trabalho para as pessoas saberem um pouco mais do que devem fazer para uma boa alimentação e para ter uma vida estável na sua saúde, não vindo a sofrer de graves problemas devido a faltas de cuidado com a sua alimentação.
Se as pessoas não tiverem noção do que comem podem vir a ter problemas em relação a isso e é por esta razão que todos temos de cuidar do nosso bem-estar na alimentação. Mas tendo uma boa alimentação não só têm menos hipóteses de sofrer de doenças devido á alimentação, como também ficam com mais defesas contra outras doenças, não originadas por falta de cuidado na alimentação.
Também ficam fortes e resistentes, tanto no organismo, como no corpo e até no raciocínio, pois uma boa alimentação fortalece tudo em nós. Mas uma Alimentação Saudável, não é apenas pôr os legumes no prato sem saber sequer se o alimento tem qualidade.
Antes de tudo tem que se recorrer a uma boa selecção de alimentos, julgar os alimentos pelo seu aspecto, pois, por vezes os alimentos com melhor aspecto são os que mais perigo têm por serem transformados por químicos para que as pessoas sem conhecimento disto, levarem estes alimentos tendo a hipótese de virem a sofrer de doenças devido a isso. Mas sempre ter o cuidado de não comprar alimentos podres.
Depois ao confeccionar os alimentos, não esquecer de os lavar. E saber se existem alimentos que podem ser perigosos para a nossa saúde, podendo causar alergias ou outras reacções não satisfatórias para o nosso organismo, sendo fácil de acontecer.
E ter em conta que devemos variar em todos os alimentos, não só nos legumes e nas frutas, mas também no leite e derivados, nas proteínas animais e nos hidratos de carbono.
Os Perigos De Uma Má Alimentação
Nos países pobres e onde há a falta de alimentos as doenças proliferam, não existe qualidade de vida e a morte é constante, mas nos meios das grandes cidades o problema, são os maus hábitos de alimentação.
Hoje em dia as refeições são feitas à pressa, com alimentos pré-confeccionados, já preparados e com imensas calorias. Come-se a correr, para não perder tempo. Deixasse a alimentação como algo menos importante devido a uma vida atarefada, coisa que não se deve fazer para alguma qualidade de alimentação. Existem doenças que surgem por causam da  alimentação errada e por excessos cometidos. A falta de equilíbrio e a má escolha dos alimentos levam ao surgimento de doenças e fraca qualidade de vida.
Uma pessoa a comer muitos fritos, fast-foods, gorduras e doces torna-se uma pessoa com uma má alimentação, e com uma alimentação assim a pessoa mais tarde o mais cedo, adquire doenças prejudiciais, como:
·         Diabetes;
·         Obesidade;
·         Colesterol em excesso;
·         Bulimia;
·         Cancro da mama, do cólon e da próstata;
·         Problemas cardiovasculares;
·         Má formação do esqueleto;
·         Gastrite;
·         Hipertensão;
·         Anorexia. 
Na população infantil cerca de 8% e na população adolescente cerca de 15%, sofrem de obesidade causada pela falta de uma alimentação saudável, sendo possível que venha a crescer este número de população tão jovem a sofrer deste problema.
Muitas crianças têm facilidade em ganhar peso devido a problemas de heranças genéticas, hábitos alimentares errados, estilo de vida sedentário, dilemas psicológicos, má convivência com familiares e/ou amigos, e muitos mais.
Algumas crianças ficam com uma má forma física devido a comer o contrário do que lhe é pedido ou pelo menos do que devia ser imposto para o sujeito comer. Esses alimentos errados são: muitos alimentos gordurosos (como hambúrgueres, mistos, cheesburger, batatas fritas, bifes excessivamente temperados, snacks, etc.), alimentos ricos em açúcar (gelados, gomas, bebidas como a coca-cola, o Sumol, a 7up, etc.). Estes são os tipos de alimentos pelos quais as pessoas se sentem mais atraídas a ingerir.
Estes comportamentos não devem ser modo algum praticados pelos adultos, muito menos pelas crianças e idosos.
Quando comemos esses tipos de alimentos devemos gastar a energia calorífica que nos fornecem.
Se nós não utilizarmos essa energia fornecida chega a um ponto que o corpo acumula essa energia e transforma-a em gordura no nosso corpo que pode mais tarde vir a ser prejudicial para a saúde.
Como Prevenir um Modo de Vida Perigoso Devido a Uma Má Alimentação
Algo que devemos ter em conta é que os fast-foods para além de serem ricos em imensas calorias, também não são para o bolso de qualquer um, por isso, por interesses económicos e por cuidados de saúde, devemos comer poucas vezes os preparados que são feitos pela McDonald's ou pela Burger King entre outras.
Para não existir uma contaminação dos alimentos devido a bolores e outras bactérias deve-se:
ü  Manter os recipientes e locais limpos, secos e arejados;
ü  Não armazene os alimentos em recipientes que foram utilizados para outros propósitos;
ü   É importante não armazenar alimentos em recipientes previamente utilizados com produtos químicos;
ü  Deixar os alimentos conservados nos locais indicados nas embalagens;
ü  Ter o cuidado de não aproximar os produtos químicos, dos alimentos;
Depois devemos ter em conta que para uma boa alimentação temos de variar nos alimentos e respeitar também as suas normas como não saltar refeições, nem comer á pressa.
Quando vai-se preparar os alimentos deve-se antes ter o cuidado de:
·         Lave bem as mãos com sabão e água limpa antes de preparar ou de comer os alimentos;
·         Durante a preparação, evite tossir ou espirrar perto dos alimentos ou tocar em qualquer coisa que possa estar suja;
·          Manter os insectos, animais, pássaros, poeiras e fumo longe dos alimentos;
·         Quando os alimentos possuem etiquetas, deve-se sempre ler as instruções sobre seu armazenamento;
·         Não conserve os alimentos por muito tempo. Deite-os fora se tiverem má aparência ou mau cheiro;
·          Não guarde restos de comida, para que as bactérias não passem à comida que será preparada.
 Agora boa sorte para a sua nova saúde e não deite a perder tudo o que esteve a ler.

A Importância da Comunicação Social
De uma maneira geral, as pessoas ainda não perceberam as modificações que a internet causará nas vidas e a rapidez com que isso ocorrerá. Apesar do seu funcionamento já existir a alguns anos, somente nos dois últimos, com o aparecimento do acesso rápido, é que ela realmente começou a influenciar vidas.
A influência pode ser notada nos seguintes aspectos:
          Comunicação audiovisual entre as pessoas;
          Contacto à distância das empresas pelos seus dirigentes;
          Comercialização dos objectos e dos serviços;
          Administração governamental;
          O mais importante, a disposição, para qualquer um, do conhecimento total da humanidade adquirida até aos dias actuais.
A melhor imagem que se pode fazer da internet é pensar que o mundo, antes dela, era formado por milhões de cabeças pensantes e que, com o seu advento, passou a ser apenas uma cabeça pensante composta por aquelas originais que se transformam em neurónios de um cérebro mundial, aos quais estão, sempre, em comunicação entre si.Todos esses aspectos fazem com que o desenvolvimento das ciências, das tecnologias, dos assuntos em geral, seja em um ritmo muito mais acelerado do que vem acontecendo.
Comunicação é a troca de informações, ideias e sentimentos. Processos que mantém os indivíduos em contacto permanente e em todas as circunstâncias, propiciando a interacção.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO
A comunicação varia de acordo com:
·         Instrumentos utilizados para manter contacto com o outro;
·         As pessoas em processo de comunicação;
·         Os objectivos em vista.
COMUNICAÇÃO VERBAL – é a mais frequente, a mais habitual. Utiliza-se a linguagem oral ou escrita para o estabelecimento do contacto. Costuma ser o instrumento preferido de comunicação. Envolve ritmo, tom, entonação da voz.
COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL – é todo instrumento utilizado na comunicação que não seja a linguagem oral ou representada por sinais gráficos, escrita.
Pertencem a este grupo: gestos, expressões faciais, posturas, silêncios e ausências no interior de certos textos. Vêm carregados de mensagens significativas, mais ainda do que as palavras.
Para serem autênticas, a comunicação verbal e a não-verbal deveriam estar sempre sincronizadas no mesmo indivíduo. Muitas vezes, a comunicação verbal e a não-verbal estão em dissonância, traindo o eu íntimo que o verbal tenta camuflar. Falamos uma coisa, mas estamos expressando outra. A comunicação tende a se tornar fala intelectualizado, quando reduzida exclusivamente à linguagem verbal.
A linguagem apenas não-verbal dificilmente seria inteligível para o outro.

2.2. PESSOAS ENVOLVIDAS
2.2.1. COMUNICAÇÃO A DOIS
a) Pessoais – encontram entre dois seres que se percebem em relação de reciprocidade ou complementaridade, como amizade, amor ou fraternidade. Quando autêntica, tende a durar e se tornar permanente.
b) Profissionais – quando a comunicação a dois é realizada param assuntos de trabalho. Também deve ser autêntica, para se obter melhores resultados.
2.2.2. COMUNICAÇÃO EM GRUPO
a) Intragrupo – realizada entre pessoas de um mesmo grupo.
b) Interruptos – contactos e trocas entre dois ou mais grupos.
2.3. OBJETIVOS
2.3.1. CONSUMATÓRIA – tem como fim exclusivo a troca com o outro, como um sujeito, a quem se vai ao encontro e com quem se deseja falar. Pode ser "falar por falar", ou a necessidade de comunicar ao outro seu universo pessoal. É sempre espontânea.
2.3.2. INSTRUMENTAL – sempre utilitária e com segundas intenções.
- A troca com o outro é procurada, preparada e estabelecida para fins de manipulação, mais ou menos confiscável. Exemplo: mensagens publicitárias, "slogans" de propaganda política.
O outro é percebido como um objectivo a explorar, a seduzir ou enganar, com o objectivo de assegurar certos ganhos e satisfazer alguns interesses. Há um objectivo a ser explorado.
NATUREZA DA COMUNICAÇÃO
A comunicação acontece quando duas pessoas têm o mesmo interesse; os interesses são comuns. Há pontos em comum. A mensagem flui, porque os interesses são comuns.
Há varias redes sociais para comunicarmos com as outras pessoas que estão longe de nós:
·         Hi5
·         MSN
·         Facebook
·         Skype
·         Orkut
Quando a mensagem não é captada e a comunicação entre duas pessoas é interrompida
São barreiras psicológicas, muros de vergonha e zonas de silêncio entre os interlocutores, que não querem tocar em determinados assuntos.
Exemplo:
— Por favor, nem me fale desse assunto. Você sabe que eu não gosto de falar sobre isso
— Mas, é importante...
— Não, por favor, não... Você já sabe o que eu penso a respeito...
Qualquer que seja a duração de um bloqueio, ele perturba a percepção que a pessoa tem de si própria e dos outros e, em consequência, suas atitudes, seus comportamentos tornam-se falsos.
Os bloqueios, as filtragens e os ruídos costumam provocar ressentimentos, os quais podem durar longo tempo, criando inimizades.

Sem comentários:

Enviar um comentário