O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - JOÃO CAMPOS E BRUNA

Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre dois temas: “Alimentação Saudável” e “Comunicação Social”
Vamos abordar as definições de ambos os temas e falar sobre a importância dos temas.
Falamos de várias coisas como a história da comunicação social em Portugal e a definição da comunicação social e a importância da comunicação social.

Fala-se de os vários órgãos de comunicação social: a rádio, a televisão, a revista, o jornal, etc.
Falamos das varias áreas de estudo  de comunicação social: Jornalismo, , Publicidade e Propaganda, Rádio e Televisão, Cinema, Direcção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing.

Na Alimentação Saudável vamos falar que hoje em dia este tema é muito importante, pois todos os dias devemos ter uma alimentação rica e saudável.
Este trabalho com estes dois temas é muito importante para a nossa população, vamos aprender muitas coisas novas e também mostrar a algumas pessoas a importância deste trabalho. Para as pessoas que lerem este trabalho vão ficar a saber várias novidades e riscos existentes nos temas apresentados a seguir. Aprendam muita coisa. Espero que gostem.

Definição de Comunicação social
Comunicação Social é o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa – rádio, revista, jornal, televisão, teatro, cinema, propaganda e internet. Engloba os processos de informar, persuadir e entreter as pessoas. Encontra-se presente em praticamente todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo aceleradamente, regista e divulga a história e influência a rotina diária, as relações pessoais e de trabalho.
As opções de estudo universitário na área de Comunicação Social são: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e Televisão, Cinema, Direcção Teatral, Produção Editorial, Produção Cultural, Relações Públicas, Design de Moda e Marketing.
Por isto mesmo é que a comunicação é muito importante para todos nós e implicam que todos os órgãos de comunicação sejam certos o que nem sempre acontece. Por isso mesmo, muitas vezes as pessoas têm a informação errada e cometem julgamentos errados.
E isso faz com que muitas pessoas sejam prejudicadas, devido a que os média não pesquisem o suficiente, só querem saber da informação que possa prejudicar.

Importância da Comunicação Social
A comunicação social pode ser muito importante, com as informações correctas, para falar de muitas coisas como o governo, a crise e muitas coisas muito importantes.
 Quando, Portugal esteve na ditadura de Salazar a comunicação social como era censurada e isso fez com que fosse impossível a comunicação social conseguisse realizar a sua tarefa que é informar as pessoas.
É por isso que a comunicação social sem liberdade de expressão não consegue informar.
É por isso que o mundo sem informação não avança,portanto o mundo precisa de informação e de liberdade de expressão e de informação correcta.
Por isso é que a imprensa é uma das coisas mais importantes.
Os média deveria ser uma das coisas mais desenvolvidas, por causa da sua função que é informar as pessoas de muitos temas sensíveis e que as pessoas tem o direito de saber como o governo, crise mundial e muitas coisas com a mesma ou maior importância.
 Porém, muitas vezes a imprensa não informa as pessoas correctamente devido a não ter informação correcta ou suficiente porque o governo não lhes transmite tudo diz mentiras para se protegerem nesses assuntos para não serem criticados.
Na minha opinião, acho que a imprensa deveria ter toda a informação necessária e correcta para cumprirem a sua função, mas nem toda a gente pensa como eu só pensa como lhe dá jeito para o “seu bolso” ou para a sua reputação.

História da comunicação social
A história da comunicação social tem duas partes
A comunicação social tem a parte em que foi obrigada a ficar devido à monarquia e à ditadura salazarista em que só deixavam passar a informação que lhes dava jeito, para impedir que o povo se revoltasse ou evoluísse.
Portanto da primeira parte da história da comunicação social ficamos com uma parte negra marcada pela opressão e censura.
Na segunda  parte temos o regime politico em que estamos que é a república democrática em que não existe qualquer tipo de censura mas se não lhes der jeito que o povo saiba desse assunto por vezes muito sensível não transmitem qualquer tipo de informação.
Portanto o mundo em que vivemos as pessoas do governo so querem saber de si e de mais ninguém.
Portanto a história da comunicação social  é quase toda negra e pouco melhora entre as duas partes porque na primeira parte existe censura sem tentativa de disfarce, enquanto que na segunda parte continua a existir censura mas já está disfarçada por um governo pouco honesto em que as únicas coisas que dizem à vontade são as suas falsas promessas e as únicas coisas que lhes importa é comprar bens materiais para eles com o dinheiro dos contribuintes.

O que é ter uma Alimentação Saudável?
Este trabalho fala sobre a Alimentação Saudável referindo a importância de como a Saúde é o nosso bem mais precioso.
Alimentação Saudável é comer alimentos com o mínimo de calorias para que as pessoas tenham uma vida equilibrada para não serem obesas. Escolher os melhores alimentos para a nossa mesa nem sempre é tarefa fácil e exige uma disciplina rigorosa que aposte na descoberta dos sabores naturais e variados que a natureza tem para nos oferecer.
Para quem está habituado a comer hambúrgueres, gelados, batatas fritas, comidas com muitas calorias, é bastante difícil no início ter uma Alimentação saudável, pois por vezes essas pessoas não conseguem resistir aos doces.

Alimentação Saudável
Para termos uma Alimentação Saudável devemos, em primeiro lugar comer bastantes legumes, muita fruta e beber muita água.
Todos os dias devemos comer sopa, pois a sopa é rica em verduras, como legumes, feijão, cenoura, muitos alimentos saudáveis.
Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazeruma alimentação restritiva ou monótona. Pelocontrário, um dos pilares fundamentais para umaalimentação saudável é a variedade. Quanto mais variadafor a sua selecção alimentar, melhor! Diferentesalimentos contribuem com diferentes nutrientes o que,potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa.
Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, nãotem que abdicar daqueles alimentos menos saudáveis deque tanto gosta. O importante é que o consumo dessesalimentos constitua a excepção e não a regra do seu dia-a-dia alimentar.
Produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas sãoalimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais ecom baixo teor de gordura, por isso devem ser os“alimentos base” do seu quotidiano. Isto é, a maiorparte das calorias que consome diariamente devem serprovenientes destes alimentos de origem vegetal.Fazer uma alimentação saudável deve ser encarado comouma oportunidade para expandir o seu leque de escolhas eexperimentar novos pratos, deste modo enriquece os seushábitos alimentares e evita que a sua alimentação se tornerotineira e monótona.
Também há pessoas que querem ter uma alimentação saudável e não conseguem, essas estão obcecadas com doces e outros alimentos com muitas e muitas calorias.
A gordura é um nutriente necessário, mas o seu consumodeve ser cuidadoso, pois em excesso é um dos factores queaumenta o risco de doenças cardiovasculares, obesidade,determinados tipos de cancro, entre outras.
Existem na nossa alimentação diferentes tipos de gorduras:saturadas, monoinsaturadas, polinsaturadas, colesterol, etc.
As gorduras saturadas e o colesterol existem principalmentenos alimentos de origem animal (carne, banha, manteiga,toucinho, produtos de charcutaria e salsicharia), etc.
O principal fornecedor de gorduras monoinsaturadas é oazeite, e como a gordura monoinsaturada é a que melhor seadapta às necessidades do nosso organismo, o consumo deazeite deve ser sempre privilegiado em relação às outrasgorduras.
As gorduras polinsaturadas existem principalmente emalimentos de origem vegetal como, óleo de amendoim, óleo degirassol, margarinas, nozes, amêndoas, etc. Também existe na gordura dopeixe.
No seu dia alimentar deve procurar reduzir o consumo degorduras saturadas e colesterol, favorecendo sempre asgorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.
As fibras alimentarescaracterizam-se por serem um conjunto de substânciasexistentes nos alimentos de origem vegetal, que o organismonão consegue digerir e que, portanto, não são absorvidas.
Actuam no processo digestivo, contribuindo para um bomtrânsito intestinal.
Um baixo consumo de fibras está relacionado com oaparecimento de certas doenças, como a obstipação (prisãode ventre), hemorróidas, obesidade, diabetes, diminuição daabsorção do colesterol alimentar ao nível do intestino, etc.
O consumo de fibras diminui o risco de cancro do cólon.
As vitaminas e os sais minerais sãomicro nutrientes reguladores, ou seja,apesar de não nos fornecerem energia(calorias), são indispensáveis para anossa saúde, activando, facilitandoe regulando quase todas asreacções bioquímicas que têmlugar no nosso organismo.
A água é fundamental para a nossa sobrevivência e para amanutenção do nosso estado de saúde.
Cerca de 70% donosso corpo é constituído por água, daí que seja importantenão descuidar as quantidades de água que se bebem.
A quantidade de água aconselhada deve ser a suficiente para que a urina seja abundante, clara e inodora(sem cheiro).

Recomendações para uma Alimentação Diária mais Saudável
Inicie sempre o seu dia com um pequeno-almoço completo e saudável. Para isso, consuma leite ou seus derivados com baixo teor degordura (meio-gordo ou magro), pão escuro ou de mistura ou cereais integrais sem adiçãode açúcar são excelentes fornecedores de energia e fibras,que nunca devem ser dispensados nesta primeira refeição, fruta fresca ou em sumo natural (sem adição de açúcar!) éum complemento indispensável para que o seu dia comece da melhor forma. Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer. Façapequenas refeições entre as três principais refeições e sesentir necessidade, faça uma pequena ceia antes de deitar.
Quando decidirmos emagrecer devemos sempre fazê-lo com saúde, devemos esquecer as dietas loucas e optar por emagrecer com o acompanhamento médico, é a melhor opçãopois há pessoas que deixam de comer e acabam por ganhar uma doença, que é a anorexia.

Conclusão
Com este trabalho concluímos que a Comunicação Social e a Alimentação Saudável são muito importantes, a Comunicação Social é importante para as pessoas se informarem das notícias, das novidades, dos desastres, etc., e a Alimentação Saudável para o desenvolvimento de novos seres, para as pessoas terem uma alimentação rica e saudável. Também aprendemos que estes dois temas dão-nos a informação necessária para termos novas ideias. Na Alimentação Saudável aprendemos que é o nosso bem mais precioso pois se deixar-mos de comer e beber podemos apanhar uma doença ou até morrer, como os estômagos de algumas pessoas estavam habituados a ficar cheios, (essas pessoas comiam muito) se ficassem vazios podiam ficar doentes (as pessoas podiam apanhar uma doença) ou então não resistir à fome.
A comunicação social aprende-se muita coisa o que é que acontece quando a comunicação social: rádio, televisão, jornal, etc. não têm liberdade de expressão o povo não tem informações e ficam ignorantes.
Aprende-se também que uma das coisas que fez com que Portugal ficasse mais atrasado foi a censura que impediu que muita informação importante não passou para o povo. Aprende-se muita coisa com este trabalho. Espero que tenham gostado.

Sem comentários:

Enviar um comentário