O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL - MIGUEL E DIANA

Alimentação saudável:

O que e uma alimentação saudável:
Começamos este conteúdo sobre Alimentação Saudável referindo a importância de como a Saúde é o nosso bem mais precioso. Portanto devemos dar especial atenção à ela.O organismo humano é constituído de Mente, Corpo, e Espírito, cadaumas destas partes são importantes para o bem-estar geral de uma pessoa, e para tanto devem ter suas necessidades atendidas. São seus hábitos de vida que determinarão se você terá um organismo sadio, forte e resistente; ou se através de seus maus hábitos de vida, você agride seu corpo enfraquecendo-o, e minando suas resistências. Para que se tenha uma saúde minimamente equilibrada é necessário observar pontos importantes, como a boa alimentação, o dormir 8 horas de sono diariamente, a higiene pessoal adequada, abolir de sua vida o tabaco e a bebida alcoólica, etc.
Não devemos ingerir:
Refrigerantes e Sumos:
Os refrigerantes são todos fabricados com água, açúcar, gás carbónico, extractos vegetais, conservantes e acidificantes. Os refrigerantes de limão ou laranja são feitos com água, açúcar e extractos naturais ou essências sintéticas de limão ou laranja. Podem conter ou não corantes e outros aditivos.
As colas (coco-cola, pepsi, etc) são constituídas por água com bastante açúcar, caramelo, ácido fosfórico (que diminui a absorção de cálcio), cafeína, teobromina (estimulantes) e aromas, cuja composição é segredo.
Os acidificantes dos refrigerantes e das colas são prejudiciais para os dentes, porque provocam erosão do esmalte dentário. Esta particularidade torna-as especialmente contra-indicadas em relação aos incisivos das crianças. De resto, todas as bebidas açucaradas prejudicam os dentes das crianças.
A água tónica é amarga porque tem quinina e casca de limão. A quinina é um excitante cardíaco. Só está em concentração perigosa nas bitters.

O abacate reduz o colesterol:
Que o abacate é uma fruta super calórica com certeza que já sabe. No entanto, a gordura que o abacate possui, chamada monoinsaturada, é saudável para o coração. Então vale a pena investir no seu consumo e beneficiar-se com todos os nutrientes, o que inclui proteínas, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B e vitaminas E e K. O abacate é uma fonte de beta-sitosterol, uma substância capaz de reduzir o colesterol e que pode ajudar a diminuir o tamanho da próstata, e consequentemente combater o cancro da próstata. Para experimentar outros formas de consumir a fruta, veja esta receita de abacate

Carne Vermelha:
A tão falada carne vermelha, há quem não viva sem e aqueles que a aboliram da sua dieta diária. Entre os extremos, saiba como aproveitar os seu nutrientes.

Não Faz mal à saúde:
Há quem diga que a carne vermelha faz mal à saúde, porque toda a carne, principalmente a vermelha, é rica em gordura saturada. Mas só é prejudicial quando ingerida em excesso, como tudo. Acontece que este tipo de gordura pode se acumular nas artérias e desencadear uma arteriosclerose (endurecimento da artéria). Para evitar o problema, opte sempre por cortes magros, como é o caso do filé mignon, lagarto e alcatra. E lembre-se: a recomendação de consumo é três vezes por semana (120 g/dia, o equivalente a um bife médio) e a indicação diária de proteína total (não provinda somente da carne) por pessoa é de 0,8 a 1,1g por quilo de peso. É considerado excesso o consumo de carne duas vezes por dia, cinco vezes por semana.

Associam-se os petiscos à gula e às dietas falhadas, mas os snacks ou lanches – se forem bem planeados – ajudam a distribuir a alimentação ao longo do dia.
Comer uma sopa ao fim da tarde ou meia dúzia de pinhões – que podem até estar guardados no porta-luvas – a meio da manhã é a forma mais saudável e dietética de comer.
Ao parcelar as refeições e evitar estar mais de três horas sem ingerir alimentos contribui-se para que a glicose seja convertida em energia. “É o que nos faz ter atenção e concentração e evitar o cansaço e a irritação do final do dia no trabalho ou em casa”, diz a nutricionista Inês Gil Forte, responsável pelas sessões de esclarecimento ‘À Roda da Mesa’, na biblioteca Arquitecto Cosmeli Sant’ Ana, em Lisboa.

As necessidades nutricionais de cada pessoa são diferentes e, por isso mesmo, escolher a sua refeição matinal ao seu estilo de vida é importante! Propomos-lhe que identifique a mulher que há dentro de si e passe a fazer um pequeno-almoço realmente equilibrado.

Pessoa Muito Activa:
‘Isabel’ é enfermeira num hospital público. Passa o dia em pé, a percorrer os corredores e a subir e a descer escadas, sobrecarregando o seu corpo com o esforço físico que é necessário para as tarefas no cuidado com os pacientes. Como hobby, dedica-se ás viagens, escolhendo destinos com percursos de caminhada. Devido ao ritmo de vida agitada, gosta de começar o dia da melhor forma, dedicando pelo menos 20 minutos pela manhã a tomar um pequeno-almoço em casa. Não abdica do prazer e do sabor, mas preocupa-se com o seu bem-estar geral.
Não é somente por ficarem normalmente encharcados em óleo que os alimentos fritos são perigosos. Na realidade, o óleo a ferver altera, e muito, as características químicas e orgânicas de qualquer alimento. Para além disso, a acção do calor nos óleos e gorduras provocam a desidratação de uma molécula chamada glicerol, formando uma substância que é potencialmente cancerígena (acroleína). Os alimentos fritos são mais calóricos e os óleos, que facilmente saturam a altas temperaturas, ajudam no desenvolvimento de doenças do coração.

Serão as pipocas que comemos quase sempre quando vamos ao cinema saudáveis? Veja os prós e os contras das pipocas.
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Embora não pareça e muitos de nós não tomemos o pequeno-almoço ele é fundamental para um bom dia de trabalho. Durante a noite o corpo não é alimentado com nutrientes e por essa razão precisa de uma boa dose de energia pela manhã. Quando as pessoas não tomam o pequeno-almoço ficam sonolentas, fracas, agitadas e desatentas. Isto acontece porque o organismo na ausência de nutrientes consome as reservas de açúcar para conseguir manter o nível de energia. Este situação costuma acontecer especialmente nas crianças que se recusam muitas vezes a tomar o pequenos almoço. O pequeno-almoço assume um papel extremamente importante na nossa rotina diária.

Os cereais integrais fornecem energia para o funcionamento dos neurónios e os ovos têm nutrientes que ajudam nas actividades intelectuais muito exigentes.
O pequeno-almoço é fundamental para o desempenho cerebral. Mas os bolos e doces devem ser evitados, porque fazem disparar os níveis de açúcar no sangue, afectando o trabalho dos neurónios. “Deve comer-se alimentos que têm muita fibra, ou seja, os integrais”, diz a fisiologista Teresa Branco. O ideal é começar o dia com pão ou cereais integrais, fruta e lacticínios. Esta estratégia contribui para alcançar um bom desempenho mental, porque mantém os níveis de energia mais tempo.
As proteínas também são essenciais para as actividades mentais exigentes. Um exemplo: se comer um prato de peixe e vegetais ao almoço vai sentir-se muito mais alerta e concentrado nas horas seguintes do que com uma refeição à base de massa, que tende a causar sono. Isto em parte é explicado pelo facto de o peixe ser rico em tirosina, que estimula a produção de substâncias essenciais para manter elevada a concentração e estimular o desempeno mental. Ovos, frango e peru não ricos em proteínas magras e aminoácidos essenciais, como o triptofano, que é a base de muitos neurotransmissores envolvidos em mecanismos complexos de raciocínio.

O peixe e os frutos secos têm gorduras benéficas. O feijão, a soja e as nozes são ricos em nutrientes essenciais para o funcionamento dos neurónios
A química cerebral envolvida na memória depende muito da dieta. Um bom exemplo é a acetilcolina. tem um nome estranho, mas é essencial para o processo de memorização: funciona como um mensageiro químico natural de comunicação entre os neurónios. Ora, para fabricar este componente, o organismo precisa de matéria-prima, que é a colina, um nutriente que se encontra em vários alimentos vegetais como a soja, o feijão e frutos secos (um exemplo são as nozes) e ainda em produtos de origem animal, principalmente nos ovos.
Também aqui os ácidos gordos ómega-3 são elogiados pelos especialistas, porque ajudam a preservar a actividade cerebral. “Não só favorecem a criação de novo neurónios como protegem os já existentes, incorporando-se nas membranas das células nervosas que formam os circuitos neurológicos responsáveis por funções como a memória, explica o neurologista Greg Cole, investigador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Outros estudos desvendaram novas oportunidades na soja – este alimento estimula o hipocampo cerebral, precisamente a parte do cérebro responsável pelos mecanismos.
Faça a escolha certa!:
Quais vais a um café ou a outro estabelecimento, nem sempre tens as melhores opções á tua disposição mas podes fazer uma escolha nutritiva e com baixo teor de gordura e de sal.
Introdução da alimentação saudade:
Considerando que o funcionamento do nosso organismo e a nossa saúde dependem da forma como nos alimentamos e da qualidade dos alimentos que ingerimos, torna-se de primordial importância dedicarmos alguma atenção ao tema da alimentação e efectuarmos alguma reflexão crítica acerca dos nossos hábitos alimentares bem como da qualidade dos alimentos postos à venda para nosso consumo.

A Importância da Comunicação Social
A comunicação social representa um elo de prosperidade linguística e através da leitura poderemos enriquecer os vocábulos e ter uma visão critica no Mundo Globalizado, que a todo dia vem sendo actualizado através da tecnologia.
Os avanços tecnológicos fazem com que as informações cheguem mais rápidas, provocando mudanças e acentuando a competição entre as organizações. O crescente avanço tecnológico acelera a divulgação das informações, faz as empresas enfrentarem desafios constantes, fazendo com que se acostume rapidamente e que aprenda a sobreviver.
A comunicação tem como função promovera mudança de comportamentos e atitudes possibilitando a interacção das estratégias e objectivos organizacionais. Para as empresas actuais a comunicação é o essencial não apenas para transmitir mensagens e informações, mas principalmente como instrumento de mudança organizacional. Assim o administrador deve procurar passar para seus funcionários com bastante clareza seus objectivos empresariais.

Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens. Entre estes meios, salientam-se aqueles que, por sua natureza, podem atingir e mover não só cada um dos homens mas também as multidões e toda a sociedade humana, como a imprensa, o cinema, a rádio, a televisão e outros que, por isso mesmo, podem chamar-se, com toda a razão meios de comunicação social.
A comunicação social enche as nossas casas, impede-nos o caminho, ocupa-nos o tempo de lazer ou serve-nos de companhia ao longo da via­gem. Já não somos capazes de viver sem os "mass media"! Já não con­seguimos passar sem o noticiário, as imagens da televisão ou os comentários jornalísticos! A imprensa escrita, a radiodifusão, a televisão e o cinema tornaram-se indispensáveis à vida do homem.
    Com a invenção dos satélites de telecomunicações e com a expansão da informática, os "media" transformaram-se em forças poderosas que não se limitam ao campo meramente informativo, mas tendem a modificar a mentalidade, a cultura e o comportamento do homem. Chegam de todo o lado, invadem o espaço e impõem as suas ideologias e os seus modelos culturais. Por vezes, cortam ou relegam para segundo plano o diálogo entre as pessoas.
Como diz F. Nietzsche, "quando se conhece o leitor, já nada se faz pelo leitor...". E o perigo dos "media" reside no facto de conhecer o leitor ape­nas como ser facilmente influenciável, a quem se deve oferecer tudo o que ele deseja sem qualquer preocupação. Inventam-se novos valores, desper­tam-se novos interesses, criam-se imagens de bem-estar. Por isso, a comu­nicação social começa a levantar problemas ao homem e às próprias instituições. Pelo seu enorme poder e a sua capacidade persuasiva começa a transformar-se na arma secreta de todos aqueles que conseguem ter nas mãos os principais meios de comunicação escrita ou audiovisual.
   Compreender o mundo que nos é oferecido pelos meios de comunicação social é extremamente importante para que continuemos a ser homens individuais, criadores e dotados de uma personalidade própria
Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duaspessoastendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermédia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.
O termo comunicação também é usado no sentido de transportes (por exemplo, a comunicação entre duas cidades através de trens
A história da comunicação social
É preciso considerar para os estudos da comunicação a evolução dos períodos da comunicação, como por exemplo: comunicação corporal, comunicação oral, comunicação escrita, comunicação digital. Vários aspectos da comunicação têm sido objectos de estudos. Na Grécia Antiga, o estudo da Retórica, a arte de discursar e persuadir, era um assunto vital para estudantes. No início do século XX, vários especialistas começaram a estudar a comunicação como uma parte específica de suas disciplinas académicas. A Comunicação começou a emergir como um campo académico distinto em meados do século XX. Marshall McLuhan, Theodor Adorno e Paul Lazarsfeld foram alguns dos pioneiros na área. Tem vindo a evoluir constantemente, devido às novas tecnologias e ao uso de redes sociais. Hoje em dia, não é necessário comprar um jornal para se estar informado. Obviamente, que temos a televisão e a rádio. Porém, podemos aceder a um jornal via internet, através do site do mesmo ou de redes sociais, caso do Twitter e do Facebook. Muitos jornais possuem contas nestas redes e postam informação, que se encontra sempre actualizada. É interessante, porque se pode comentar e debater com os outros.
Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
Também se entende a comunicação como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia, função e evolução) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermédia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal

Comunicação é uma palavra de sentido amplo e como tal abre um leque de possibilidades em vários segmentos. Com o surgimento de novas tecnologias, além da sofisticação e aprimoramento de métodos de comunicação já existentes, afloram a cada dia novas alternativas tornando mais dinâmicas as possibilidades de comunicação.
Essa evolução na área de comunicação é parte integrante da própria evolução do homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligado aos sentidos humanos. Então basta dizer que hoje é impossível o homem deixar seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos.
Para despertarmos o interesse das pessoas em algum serviço ou produto há a necessidade de algum estímulo nestes sentidos e para tanto, necessitamos de alguma forma/meio de comunicação. Se estes sentidos estão evoluindo e se aprimorando, vale dizer que para despertarmos interesse das pessoas e da sociedade como um todo está cada dia mais difícil e técnico.
O óbvio é que tudo conspira contra as organizações, independentemente do tamanho dessas. É sabido que para despertar interesses há a necessidade de se comunicar de alguma forma. Os segmentos de mercado correspondem a minúsculas parcelas dessa sociedade e essas pequenas parcelas estão cada dia mais sensíveis e por consequência exigentes. Daí vem a necessidade de usarmos não só todas as possibilidades de comunicação existentes mas fazer isso de forma correta no sentido de busca pertinente e individual de acordo com cada ramo de atividade, ou seja, atingir o segmento de mercado correto. Buscar não só os meios de comunicação corretos mas também utilizarmos a linguagem correta para cada tipo de média. Buscar não só o universo correto desses meios de comunicação mas também saber dosar as inserções em cada um deles. Com a evolução das novas tecnologias otermocomunicação amplifica ainda mais o seu significado, chegando deste modo a níveis de dinamismo que transcende a actualidade. Apesar disso, as decisões ainda são individuais dentro dessa sociedade.

Introdução da comunicação social:
Sem a comunicação a própria vida seria impossível. Comunicar e receber comunicação é que permite a convivência dos seres humanos, a socialização, e fazer cultura. A experiência dos sistemas nervosos alheios é tão importante que a sociedade humana é o resultado da integração desses sistemas, através da comunicação.

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