O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TRABALHO INDIVIDUAL - A INTERNET - VIKTORIYA

Actualmente a internet tornou-se peça fundamental em todos os segmentos, seja para manter relacionamentos afectivos com as redes de relacionamento nela existente, seja para realizar trabalhos escolares e de faculdade e também no trabalho. No caso das empresas ela tem um papel quase mais que fundamental, um papel inteiramente estratégico. Pois, elas dependem da internet para terem um posicionamento, canais de comunicação, marketing entre outros pontos primordiais para este segmento, e nada melhor do que o meio da internet para representar devidamente tudo isso.
A importância da internet nas empresas é irresumível, mas nem sempre os atuais gestores conseguem lidar direito com esse tipo de desafio e muitas vezes não conseguem tirar proveito como deveria. Veja em quais pontos a importância desse meio se faz mais activa nas empresas.
Em primeiro lugar a internet permite que as empresas criem novos mercados geográficos, ou seja, se não fosse por esse meio seria praticamente impossível atender mercados distantes, se tornando praticamente inatingíveis. Por isso, é que para muitas empresas acaba tendo pouca diferença realizar uma venda na mesma cidade em que se encontra, em outro estado ou país, pois os custos de operação variam muito pouco.
A internet nas empresas também possibilitou novas modalidades de vendas, e hoje esse mercado já é bem sólido e transmite a maioria dos consumidores bastante confiança.
Outro ponto que podemos evidenciar com a internet nas empresas é a redução de custos e também novos modelos de trabalho. Pois, os funcionários podem conversar com diversos clientes e fornecedores de todas as partes pelo MSN e tudo ao mesmo tempo, isso reduz custos como os de telefone e viagens, por exemplo, e ainda cria novas maneiras de trabalhar.

Os perigos da Internet
o     Incitamento à violência e ao ódio
o     Violação da privacidade
o     Violação da lei
o     Encontro “online” com pessoas menos recomendáveis
Redes Sociais
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objectivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente." [1]

Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações." [2]

As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter, tymr), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objectivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflecte um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior Participação democrática e mobilização social.

Vantagens e desvantagens da internet
Apesar de haver uma diferença entre as duas tecnologias o fato é que actualmente ambas as tecnologias acabaram por resultar no aumento de negócios das empresas comerciais, financeiras, bem como empresas de outros ramos. É difícil analisar quais são as desvantagens, mas acredito que uma delas é o aumento do desemprego, pois a partir do momento que algumas empresas criam sites para vender seus produtos há uma diminuição no número de funcionários de um sector das empresas. Porquê apenas um sector? Aqui nesse caso, acredito que seja mais na área de vendas, mas em contrapartida emprega-se pessoas com maior capacidade tecnológica para manter e sustentar o site na internet. Para a comunicação empresarial quais as vantagens e as desvantagens dessas novas tecnologias. Acredito que a maior vantagem empresarial com a internet e a intranet seja a redução dos custos de transporte e de viagens, pois tanto a internet como a intranet, possibilitam acessar sites de outras empresas e/ou contatos comerciais sem necessitar dar um passo além do próprio microcomputador e com isso o empresário faz negócios de compra e venda, mas a desvantagem pode estar na limitação dos acessos, quer dizer, nem sempre há possibilidade de conseguir contacto com a pessoa desejada e isto é uma das maiores desvantagens, até porque se o empresário não conseguir o contacto ele terá de entrar em contacto através da linha telefónica com a pessoa desejada. O que é internet, intranet e as vantagens e desvantagens dela para a comunicação social. Resumidamente, eu diria que a internet ou www (world wide web), nada mais é do que uma rede mundial de computadores, onde diversos internautas têm acesso a milhares de sites de empresas, de faculdades, universidades, etc. Mas a internet hoje, é o maior avanço tecnológico se for comparado com a intranet, precursora da internet e os chamados BBS´s. Para se falar em cada uma das três tecnologias, é necessário dizer que a intranet foi criada por militares americanos que desejavam entrar em contato com outros companheiros em uma rede que fosse segura o bastante para trocar informações militares. Nesta mesma época ou, posteriormente esse mesmo tipo de rede foi colocado em uma universidade, nasceu o que hoje conhecemos como e-mail, mas que nos primórdios da informática chamava-se BBS (bolletim board system), mas a desvantagem como hoje com os e-mails é o fato de que para haver contato entre duas pessoas seria necessário que os dois estivessem conectados ao mesmo tempo. Isso sem falar nas ligações telefónicas. Chega a ser difícil encontrar uma desvantagem, mas poderia dizer que seria o fato de sedentarizar os internautas aficionados, aqueles que ficam horas e mais horas em frente aos computadores. Pois o sedentarismo e a falta de exercícios físicos causa diversos problemas, com o aumento dos níveis de peso, que acabam resultando nos problemas do coração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário