O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TRABALHO INDIVIDUAL - A INTERNET - BRUNA

Este trabalho fala dos perigos da internet, da importância que ela tem e das redes sociais.
Actualmente ouve-se falar na insegurança da internet e, em particular, nos perigos que as crianças estão expostas enquanto navegam. Contudo, na sua maioria, pais e educadores não estão suficientemente conscientes dos perigos envolvidos. O que acontece é que esta matéria é desconhecida para a maioria dos educandos, no entanto, para os filhos é um assunto que eles dominam muito bem.
A internet é um meio de comunicação social muito útil para a sociedade no dia-a-dia.
Esta serve para imensas coisas, como por exemplo, aceder a uma grande quantidade de informação sem sair de casa, enviar mensagens, (os emails), sem ter que enviar cartas pelo correio, (meio que demora mais tempo e fica mais dispendioso), também podemos aceder às notícias actualizadas sem qualquer custo adicional por isso, Fazer compras, aceder às nossas contas bancárias, podemos jogar alguns jogos, aceder a canais de televisão, ouvir músicas,
também serve para fazer trabalhos, pesquisar, consultar no dicionário,
ver filmes, percorrer o mundo virtualmente, etc.
 Com a existência da Internet agora já não consultamos tanto os livros, pois a Internet tem tudo o que precisamos e o que procurámos.
Estas são algumas das vantagens que a Internet nos oferece, sem saírmos das nossas casas.
No entanto, quando uma porta como esta se abre, é natural que algumas coisas negativas por ela entrem. Por este motivo, é que há situações em que deve haver alguns cuidados por parte dos pais e educadores. 

Então a Internet também tem as suas desvantagens e por isso temos de ter muito cuidado.
Eu, que já utilizo a Internet, sei dos perigos que a Internet nos pode oferecer como, o isolamento das pessoas visto que quando viciados na mesma, não querem saber de mais nada, faltam às aulas, não dormem, não comem para poderem estar o mais tempo possível nela e o facto mais preocupante deixam de ter tempo livre para estar com a família. Outro dos problemas é o fácil acesso aos chamados conteúdos para adultos, mais conhecido por pornografia. Outros perigos são o uso indevido de suportes tecnológicos como os programas para criar vírus, outro é o incentivo à violência e às atitudes xenófobas e um dos maiores perigos é a violação da privacidade que é um dos mais comuns.
No entanto, por vezes o perigo pode vir de uma conversa aparentemente inocente, tida num programa de conversa à distância, através do “chat”.
Por todas estas razões convém que crianças e adolescentes sejam orientados na sua “navegação” e que, na medida do possível, aprendam a lidar com as situações que se lhes deparem. Nem sempre é tarefa fácil distinguir entre aquilo que é, ou não, perigoso.
Em primeiro lugar recomenda-se aos pais que comecem por conversar abertamente com os seus filhos, alertando-os sobre o lado negativo da Internet e aconselhando-os a evitar os seus perigos. Orientar é sem dúvida melhor que proibir.
Algumas das orientações que os pais devem aconselhar são, nunca digas a tua password a ninguém, nunca dês informações sobre ti, de forma a poderes ser identificado (nome, telefone, morada, foto), etc. Não abras e-mails de quem não conheças (pode conter um vírus), nunca deves ter encontros com “amigos” feitos online, sem a presença de um adulto, de preferência os teus pais. Pede ajuda aos teus pais ou aos professores quando tiveres a percepção, que há alguém desconhecido que quer entrar na tua privacidade. O crime também existe na Net e está configurado na lei. É assim possível apresentar queixa às autoridades, quando tal se justifique. Embora não seja fácil em algumas situações trazer os culpados perante a justiça, cada vez mais vêm a público casos em que os criminosos são efectivamente julgados e condenados por, pedofilia, tráfico de crianças, crimes informáticos, etc.

As Redes Sociais na Internet são um meio de comunicação entre pessoas através do computador. Este sistema funciona pela interacção social,  procurando conectar pessoas para proporcionar a comunicação.  Depois elas escolhem se querem conectar-se ou não. Desta forma, temos sempre de ter especial atenção a saber escolher as pessoas com quem podemos comunicar. Nunca devemos fazê-lo com pessoas estranhas.

Conclusão
 Com este trabalho concluo, que se soubermos utilizar a internet, esta proporciona-nos uma diversidade de temas importantes para a nossa vida, no entanto, também tem os seus inconvenientes quando não utilizada correctamente, sendo necessário ter sempre o cuidado em diversas situações.
As tecnologias de informação e de comunicação abrem novas perspectivas à sociedade do futuro, mas é preciso saber utilizá-las.


Sem comentários:

Enviar um comentário