O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TRABALHO INDIVIDUAL - A INTERNET - JÚLIO

A internet

  • Até perto do ano 2000 quando alguém dizia «Internet» a resposta habitual era: «hã?».
    E porquê? Porque quase ninguém sabia o que era!
  • Apesar de já conheceres bem o nome, antes de mais nada, o melhor é explicar-te o que é a internet.
  • A internet é uma rede informática formada por milhares de computadores em todo o mundo, ligados uns aos outros.
    Deste modo, consegue-se o acesso a todo o tipo de informação.


    Lê agora um pouco da sua história:
  • A internet foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que a usava para trocar informação através de um correio electrónico.
    Esta rede chamava-se ARPA (Advance Research Projects Agency - Agência de Pesquisa de Projectos Avançados).
  • Por volta de 1970, esta forma de trocar informação chamou a atenção de vários cientistas e investigadores.
    Deu-se então uma evolução da ARPA que passou a chamar-se ARPAnet.
  • Durante os anos seguintes, o número de redes continuou a crescer e dá-se a junção entre a ARPAnet, a MILnet, a NFSnet e outras. Sabias que a internet surgiu da união entre estas redes?
  • No início dos anos 90, a riqueza de informações gratuitamente disponibilizadas por esta rede tinha aumentado tanto que foi necessário criar serviços de pesquisa (os primeiros motores de busca) para responder à procura dos utilizadores.
  • A World Wide Web (www) utiliza algo chamado «hipertexto» para permitir a pesquisa.
  • Em Portugal, a primeira ligação à internet teve arranque oficial em 1991. Fazia parte de um projecto que envolveu várias universidades, sendo fornecida pela Eunet, através da sua estrutura em Amsterdão.
  • No mesmo ano, os computadores portugueses passaram a ter nome oficial na rede. Em 1996, a Eunet estabeleceu-se directamente em Portugal e deu-se o grande crescimento da utilização do serviço internet pelos portugueses.
  • Em 2000, a utilização da internet cresceu consideravelmente na Europa e passou a fazer parte do dia-a-dia dos seus cidadãos.
                                 Redes sociais
Cada vez existem mais jovens a navegar na Internet e o contacto com a internet inicia-se cada vez mais cedo na vida dos jovens.

Existem milhares de jovens (muitas vezes com idades inferiores a 10 ou 11 anos) que se expõem diariamente na Internet sem quaisquer cuidados. Mais grave ainda, em muitos casos expõem também a privacidade de familiares, amigos e conhecidos e muitos deles chegam mesmo a revelar dados como a sua morada verdadeira, a escola que frequentam, entre outros.

As redes sociais como o hi5, facebook ou orkut (só para citar algumas) merecem cada vez mais a preferência dos jovens. Este tipo de sites permitem aos jovens marcar a sua presença na
Internet criando a sua própria página de perfil. É possível adicionar fotos, partilhar dados, adicionar amigos, e é no meio de tudo isto que muitas vezes estão os perigos. Ao exporem-se demasiado e ao tornarem públicas as suas fotos e os seus dados pessoais verdadeiros correm o risco de serem assediados por desconhecidos, e em casos extremos isso pode conduzir a encontros na vida real que acabam em roubos, raptos, violações, entre outro tipo de crimes.
Estas ameaças são reais principalmente para quem não tem noção desses perigos e que acredita que é perfeitamente seguro partilhar informações pessoais nas redes sociais, deixando-as visíveis para qualquer utilizador da Internet.      

    Sem comentários:

    Enviar um comentário