O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TRABALHO INDIVIDUAL - A INTERNET - ISABEL

Internet
A Internet é utilizada nas pesquisas, nos jogos, para comunicar, e em muitas mais funções que todos utilizamos. Da população mundial apenas cerca de 28,7% tem acesso á internet o que corresponde a 1,96 bilhão de pessoas.
 Na Europa existem por volta de 420 milhões de utilizadores, em África são 6,8% da população que pode ter este privilégio, na Oceânia são mais de 60% as pessoas que podem ter internet. Na América Latina e Caribe são cerca de 200 milhões as pessoas que têm á internet, sendo 76 milhões brasileiros.
A Importância da Internet
Ela trouxe-nos novas formas de comunicação; descentralização da informação, cultura e educação; aparente diminuição de diferenças sociais, porque quando as pessoas estão a comunicar pelas ditas «Redes Sociais»; possibilidade de exploração de novas oportunidades ajudando as pessoas a conseguir encontrar emprego mais facilmente e até um futuro promissor e promove a abrangimento das pessoas entre elas.
A parte da população que utiliza mais a internet é estudante, sendo quem mais faz proveito dessas tecnologias sendo maioritariamente. A Internet proporciona novos hábitos, práticas de trabalho, estudo, lazer, consumo e procura de informação.
Redes Sociais
 As Redes Sociais servem para uma ou várias pessoas conectarem-se umas entre outras a custo zero (tirando o custo mensal para ter acesso á internet), também podem conter para além da possibilidade de contacto, outras funções como jogos, comentários de fotos que tenham posto na sua conta, entre outros.
Portugal é o 3º país da Europa que mais utiliza as redes sociais, tendo aderido 2,5 milhões de pessoas ao Hi5 em 2008.
As vantagens são que através das redes sociais propagam-se currículos, trabalhos artesanais, vídeos, empresas, músicas, sites e blogs, as notícias surgem mais rápidas, trocam-se informações, culturas, opiniões e experiências, encontra-se amigos antigos ou até o par perfeito, conhece-se pessoas, compra-se produtos ou seja ocorreu uma facilitação da vida para as pessoas.
As desvantagens é que com elas surgiram os crimes virtuais, os golpes, as pessoas mal-intencionadas querendo se aproveitar de pessoas ingénuas, as falsas informações, os perfis falsos, as brigas expostas a todos usuários, a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários, as pessoas com uma séria dificuldade em se relacionar com as outras já que só se relacionam no mundo virtual, o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e se esquecem do mundo real) e a apropriação de imagem de outra pessoa.

Deve-se evitar conversas pessoais, projectos sociais, linkar sites, não falar sobre (se tiver) na sua empresa, não publicar no seu chat fotos de família, não dar o seu telefone ou morada a ninguém com que conecte, não dizer a sua condição financeira, evitar compartilhar a sua senha com ninguém e seleccionar a sua privacidade para não serem reveladas coisas que que não quer que sejam reveladas.

Perigos da Internet
Nem sempre é tarefa fácil distinguir entre aquilo que é, ou não, perigoso/ilegal.
Alguns dos perigos mais habituais são:
 Visionamento de material impróprio
Incitamento à violência e ao ódio
 Violação de privacidade
Violação da lei
Encontros “online” com pessoas menos recomendáveis
 Drogas
Por todas estas razões convém que crianças e adolescentes sejam orientados na sua “navegação” e que, aprendam a lidar com as situações que se lhes deparem.Orientar é sem dúvida melhor que proibir.

Conclusão


Com este trabalho aprendi que a internet hoje em dia é muito importante para imensas pessoas e ela é indispensável para essas pessoas. Agora sei que com ela demos um grande passo na tecnologia de todo o mundo, mas a internet também pode ser utilizada para realizar crimes ilegais como rapto, violação, pornografia, o dwonload de conteúdos ilegais, entre outros.
 E aprendi os meios para ter o cuidado disso não me acontecer, e tentar evitar que aconteça a ninguém tanto conhecido como desconhecido, porque não quero que ninguém sofra o que muitos sofreram simplesmente conectando com pessoas desconhecidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário