O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

TRABALHO INDIVIDUAL - A INTERNET - MIGUEL

Alguns perigos da Internet

Qualquer coisa que o homem pode imprimir no papel pode ser colocada na Internet. Pesquisas, literatura, notícias, etc. se encontram na Internet. Mas, há alguns perigos neste aspecto da rede.

Œ Qualquer pessoa pode colocar suas ideias na Internet. No passado, a comunicação de ideias ao público era privilégio das poucas pessoas com influência ou recursos para imprimir suas publicações ou produzir programas de televisão ou rádio. Hoje, qualquer pessoa pode comunicar pela Internet, mesmo as pessoas que não têm nenhum conhecimento dos assuntos tratados. (Veja Actos 17:11).

 A censura da Internet é praticamente impossível. Com mais de 3,5 milhões de sites (locais onde pessoas podem procurar informações) e 200 milhões de usuários no mundo inteiro, cada um capaz de colocar suas idéias na frente de outras pessoas (Época, 20/12/99, página 93), não existe governo capaz de controlar o conteúdo da Internet. Esse fato tem seu lado bom, em saber que ninguém pode suprimir artigos como este. Mas, ao mesmo tempo, há muitas coisas erradas facilmente disponíveis na rede. Há milhares de sites que incentivam inimizade, violência, imoralidade, rebelião, adoração ao Diabo, etc. Correio eletronico(e-mail) e sites de bate-papo podem ser usados por pessoas maldosas com intenções impuras ou criminosas.

Ž A disponibilidade de muitas informações, quase de graça, convida o usuário a ficar viciado na rede. Tempo que deveria ser usado para orar, estudar a Bíblia, louvar ao Senhor, estar com a família e com outras pessoas acaba sendo gasto na frente de uma tela de 14 polegadas.

 A Internet pode contribuir à solidão. Parece engraçado! Uma ferramenta que abre portas de comunicação com o mundo inteiro acaba, muitas vezes, criando mais isolação e solidão. Na segurança do próprio lar, uma pessoa pode se comunicar com muitos sem ter contrato pessoal com ninguém. Deus nos criou como seres sociais, precisando de contrato com outras pessoas. Por isso, ele nos deu o casamento, a família e a igreja. Nós precisamos de outras pessoas. Uso descontrolado da Internet rouba as pessoas deste contrato essencial com outros.


Em 1994, os primeiros servidores da Internet, uma rede internacional de computadores, começaram a operar no Brasil. Em 1999, mais de cinco milhões de brasileiros usaram a Internet no dia-a-dia. Até o ano 2003, calcula-se que mais de 20 milhões de brasileiros serão usuários dessa rede (Época, 20/12/99, páginas 98-99). A Internet representa a maior revolução em comunicação pessoal desde a televisão. Já influencia quase todos os aspectos das nossas vidas. De educação a esportes, de negócios a namoro, e de lazer a louvor, a Internet se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas.

Como é que o servo de Deus deve encarar este novo meio de comunicação? Algumas pessoas o consideram uma ferramenta do Diabo. Outros vêem a Internet como uma oportunidade para comunicar com outras pessoas, até sobre os assuntos mais importantes, os que vêm da palavra do Senhor. O propósito deste artigo é tentar colocar em perspectiva a Internet, considerando alguns princípios bíblicos que devemos lembrar quando avaliamos e usamos essa rede internacional                       

O que é a Internet?

Computadores transmitem mensagens por fios. Dentro de um computador, as mensagens são transmitidas do teclado para o processador, e do processador para outros dispositivos, tais como o monitor e as unidades de armazenagem (discos, fitas, etc.). A Internet nada mais é do que uma extensão desta comunicação, em que vários computadores são usados para comunicar, um com o outro, transmitindo qualquer tipo de informação que pode ser armazenada eletronicamente. Palavras, sons e imagens (fotografias e vídeos) podem ser transmitidos por uma simples ligação telefonica. A Internet é meramente um meio de comunicação.                                                                             

A internet na actualidade:
Actualmente a internet tem sido um meio muito utilizado pela população. Com ela podemos praticamente realizar tudo o que desejarmos ou necessitarmos, pois a mesma abrange um grande e extenso local de meio de informações, comunicações e entretenimento.
Realmente não são todas as pessoas que possuem acesso a internet todos os dias, ou pelo menos frequentemente, mas a grande maioria das pessoas já não vive mais sem a web e seus grandes benefícios. Talvez você nem concorde que a internet tenha toda esta importância para a sociedade nos dias de hoje, mas pode ter certeza que tem sim meu caro, e que se ela de uma hora para outra desaparecesse (o é praticamente impossível) muitas pessoas ficariam perdidas, pois muitos trabalhos seriam perdidos, grandes investimentos iriam por água abaixo, e assim o desemprego iria crescer mais ainda, juntamente com milhares de dívidas de quem se dedicou na internet.
Como você pode ver, a importância da internet para a actualidade não é pequena não caro internauta, afinal de contas, além de divertimento, comunicação, fontes de pesquisa e estudo, entretenimento e muito mais, pessoas hoje trabalham com a internet, lhe fornecendo notícias, estudo, tecnologia e até mesmo locais de compras. É isso mesmo, hoje você nem mais precisa sair de casa para comprar algo, consegue pesquisar os melhores preços de aparelhos e equipamentos em poucos minutos e tudo no conforto de uma casa. Existe algo melhor ou mais prático? Valorize o que você tem hoje disponível em sua mão, pois muitos ainda não podem usufruir destes benefícios pelo mundo a fora.


Perigos na internet para os jovens eque perigo correm quando colocam informação pessoal na web? É cada vez é mais difícil manter o anonimato e alguma privacidadehoje em dia. Pode saber-se muito de alguém, simplesmente fazendo uma pesquisa pelo seu nome num qualquermotor de busca ou rede social. Longe vai o tempo em que os namorados escreviam longas cartas de amor aos colegas da escola, ou a algum amigo/a do seu grupo de amigos. Com a chegada de novas tecnologias, as técnicas de conquistar e amar alguém, ganharam novos contornos e uma nova dimensão, pois temos à nossa disposição vários canais de comunicação. A Internet e os telemóveis encurtaram muito as distâncias o que facilitou a vida dos apaixonados. Tudo fica à distância de um clique. Existem vários sites que o/a podem ajudar a encontrar a alma gémea. Basta procurar pelos perfis das pessoas inscritas se alguma corresponde ao tipo de pessoa que procura. No entanto, existem alguns perigos inerentes à exposição da sua informação pessoal, ou dos seus hábitos/gostos na internet
Google:

Nos tempos de antigamente, quando se pretendia conhecer a pessoa por quem se tinha um fraquinho ou saber algo mais sobre ela, era-se obrigado a perguntar aos amigos em comum. Hoje em dia, toda a informação que pretenda saber, está à distância de um clic, basta que para isso, saiba o nome completo da “pessoa amada”, digitar o seu nome completo no Google e clicar em “enter”. Se existir alguma informação em toda a Internet, essa mesma informação aparecer-lhe-á mesmo diante dos seus olhos, sem que para isso tenha sido necessário chatear alguns dos seus amigos com perguntas e mais perguntas.

Facebook :
Imagine que um amigo em comum convida-a (o) para a mesma festa. Conhece alguém e não consegue deixar de pensar nessa pessoa. Quer saber mais sobre essa mesma pessoa, mas tem receio que ao questionar o seu amigo, possa vir a descobrir que afinal não é assim tão interessante quanto parecia. Ainda bem que agora temos a rede social do Facebook, redeessa que surgiu em 2004 e que conta já com milhões de utilizadores por todo o mundo, que tem a vantagem de nos permitir conhecer melhor os amigos dos nossos amigos. Conseguirá desta forma, ter acesso aos seus dados pessoais, aos seus interesses e fotos, evitando assim, ter de fazer perguntas um tanto ou quanto constrangedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário