O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A FOME - GRUPO 1

Introdução
O nosso trabalho fala-nos sobre as dificuldades que muita gente passa, como por exemplo a fome.
Mostra-nos muitos dos países mais afectados, que por sua vez têm más condições para os seus habitantes.
Muitos países passam fome por vários motivos vários, como por exemplo: Conflitos Civis, guerras e muitas vezes por falta de emprego…
Toda a gente devia ser solidário para com os outros seres humanos que passam fome, em vez de se preocuparem consigo próprios.
A fome não é uma coisa boa e ninguém devia passar fome seja por que motivo for.
Devia haver mais bancos alimentares espalhados por todo o mundo, para ajudar os mais necessitados e todos deveriam contribuir. A fome é uma sensação fisiológica que nós temos quando o nosso corpo começa a necessitar de comida.
Muitas vezes nós ajudámos quem menos necessita, enquanto os outros sofrem por não terem casa, comida e alguém que os ajude…
Muitos mendigos que passam por nós pela rua, pedem-nos dinheiro e a maior parte das pessoas nunca lhes dá, porque pode ser para pagar um vício, como drogas ou tabaco. Se eles têm fome, deveriam começar a pedir comida e não dinheiro…
Com este trabalho, nós vamos poder mostrar-vos algumas curiosidades sobre a fome e que ninguém deveria passar fome…
A Fome
Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre a Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todos os homens, mulheres e crianças, têm o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição…”. Portanto a comunidade internacional deveria ter como maior objectivo a segurança alimentar, isto é, “todos deveriam ter um acesso a alimentos suficientes para uma vida saudável e activa”.
Quer dizer:
O acesso ao alimento: é necessário, mas ainda não é suficiente;
Sempre: e não só em certos momentos;
Por parte de todos: não basta que os dados estatísticos sejam satisfatórios, é necessário que todos possam ter acesso aos alimentos.
Alimento para sadia e activa: é importante que os alimentos sejam suficientes ao ponto de qualidade e de quantidade.
As causas da fome:
As causas no mundo são várias, não podem ser reduzidas a uma só. Aqui estão alguns exemplos:
- A falta de emprego;
- As guerras;
- Conflitos civis;
- As invasões;
- A destruição das colheitas;
- O clima;
- A relação entre cultura e alimentação…

Dados estatísticos:
- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 11 Mil crianças morrem de fome a cada dia.
- Um terço das crianças doa países em desenvolvimento, apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
- 1,3 Bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
- 40% Das mulheres em países em desenvolvimento são anémicas.
- Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo.
Algumas das principais consequências da fome são:
·         A perda de peso;
·         Problemas de desenvolvimento no caso das crianças;
·         Crescimento da taxa de mortalidade.
A fome é um problema que existe por todo o mundo.
No mundo crianças morrem a cada seis segundos.
Calcula-se 815 milhões de pessoas a passar fome em todo o mundo e a maior parte são crianças e mulheres.
Na África existem actualmente 10 milhões de mulheres, homens e crianças a passar fome. Alguns dos países mais afectados são Malawi, Zimbabwe, Lesotho e a Swazilândia. Malawi enfrenta durante os últimos 50 anos enfrentam a fome e a seca.
A fome no Afeganistão é particularmente dramática, onde cinco a dez milhões de pessoas correm o risco de passar fome, mas a fome também é muito grave na Coreia do Norte, Mongólia, Arménia, Geórgia e Tajiquistão…
Em Portugal, pelo menos trezentas mil pessoas passam fome.
Por dia morrem 24 mil pessoas. 10% Das crianças em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos de idade.
Apesar de serem produzidos alimentos suficientes para alimentar 9 biliões de pessoas, não estamos a conseguir alimentar a população actual, que são cerca de 6 biliões. Isto demonstra que existe uma distribuição desigual dos alimentos pelos vários países e pelas várias camadas da população.

Conclusão
A fome é um problema de que ninguém gosta e que todos deveríamos ajudar a ultrapassá-lo. Basta todos colaborarmos com pouco que já conseguimos mudar a vida de alguém.
As pessoas mais ricas deveriam preocupar-se com os mais necessitados, em vez de andarem por aí a comprar coisas desnecessárias à vida.
A fome é um problema que há em todos os países independentemente de serem ricos ou pobres, embora nestes últimos, se faça sentir uma forma mais acentuada.
O facto de vivermos numa sociedade com bastantes desigualdades, também dá o seu contributo para a existência de carências alimentares.
Não existem soluções milagrosas para acabar com a fome, mas a luta contra a pobreza é a condição principal para conseguir reduzir este problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário