O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

sexta-feira, 4 de março de 2011

DIREITOS HUMANOS - GRUPO 6

INTRODUÇÃO
Direitos Humanos são os direitos fundamentais da pessoa humana. No regime democrático, toda pessoa deve ter a sua dignidade respeitada e a sua integridade protegida, independentemente da origem, raça, etnia, género, idade, condição econômica e social, orientação ou identidade sexual, credo religioso ou convicção política.
Toda a pessoa deve ter garantido seus direitos civis (como o direito à vida, segurança, justiça, liberdade e igualdade), políticos (como o direito à participações nas decisões políticas), económicos (como o direito ao trabalho), sociais (como o direito à educação, saúde e bem-estar), culturais (como o direito à participação na vida cultural) e ambientais (como o direito a um meio ambiente saudável).

A Organização das Nações Unidas, ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização internacional cujo objectivo declarado é facilitar a ajuda em matéria de direito internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objectivo de deter guerras entre países e para oferecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias (ajudas em dinheiro) para realizar suas tarefas.
Esta Declaração tornou-se uma fonte de inspiração para a elaboração de cartas constitucionais e tratados internacionais voltados a protecção dos direitos humanos e um autêntico paradigma ético a partir do qual se pode medir e contestar ou afirmar legitimidade de regimes e governos. Os direitos ali inscritos constituem hoje um dos mais importantes instrumentos de nossa civilização visando assegurar um convívio social digno, justo e pacífico.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 10 de Dezembro de 1948. Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo – Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos. Abalados pela barbárie recente e ensejos de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, liderados por URSS e Estados Unidos estabeleceram na Conferência Yalta, na Ucrânia, em 1945, as bases de uma futura "paz" definindo áreas de influência das potências e acertado a criação de uma Organização multilateral que promova negociações sobre conflitos internacionais, objectivando evitar guerras e promover a paz e a democracia e fortaleça os Direitos Humanos.

RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS
Os Direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. O conceito de direitos humanos tem a ideia de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Nós achamos que devemos respeitar todas as pessoas e os seus direitos, temos de trata-las bem …
Os direitos humanos são o resultado de uma longa história, foram debatidos ao longo dos séculos por filósofos e juristas.
A Assembleia da República de Portugal, reconhecendo a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovou em 1998 uma Resolução na qual institui que o dia 10 de Dezembro passa a ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Alguns Direitos Humanos:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito e fraternidade.
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autónomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Nós achamos que o Respeito pelos Direitos Humanos é algo essencial para todas as pessoas se darem bem.
Nos dias que correm a dignidade humana vai cada vez piorando mais, porque as pessoas não respeitam ninguém.
Como todos sabem o trabalho infantil faz parte do passado, mas também faz parte do presente em países menos desenvolvidos como por exemplo: Moçambique.
Temos que visualizar o lado bom e o lado mau de algumas crianças carenciadas que vivem com famílias sem posses para poder alimentar os filhos.
Pequena ajuda, que de pequena só tem a quantia que recebem, pois os trabalhos realizados por estes meninos e meninas são, por vezes, muito mais pesados dos que um adulto de uma sociedade desenvolvida realiza. Com certeza, que será muito mais pesado do que o dos grandes senhores, aqueles grandes que apenas o são em coisas supérfluas, pois no que toca ao coração, são pequenos, microscópicos.
Não querendo dizes que sou melhor que alguém só porque as minhas posses económicas não são astronómicas. Até porque toda a gente que habita os países desenvolvidos tem um pouco, não de culpa, mas de inconsciência,
Todos sabemos que, em muitos países, a fome é ainda um problema, apesar da alimentação ser algo essencial para um bom funcionamento do metabolismo. Todos nós sabemos que a fome existe, mas insistimos em comprar comida em demasia e em deitar toneladas dela no lixo.

CONCLUSÃO

No final deste trabalho concluímos que devemos ajudar todas as pessoas com dificuldade financeiras como com problemas de comprar alimentos ou de comprar outras coisas de primeira necessidade.
Quando vemos alguém que tem fome devemos partilhar comida com essas pessoas ou até mesmo oferece-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário