O 6º P da Escola E.B. 2,3 de São Lourenço deseja a todos um excelente Verão
.::Informação: Neste Blogue podem visualizar todos os trabalhos que os alunos do 6ºP realizaram ao longo do Ano Lectivo 2010/2011::.

sábado, 4 de dezembro de 2010

TRABALHO DE GRUPO (N.º1) - RACISMO

RACISMO É?

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

RACISMO CULTURAL

A definição deste tipo de racismo acontece quando uma pessoa acha que outra devia ter a mesma étnica, portanto, ter as mesmas ideias raciais que ela e a mesma religião.
Há vários factos históricos sobre este tipo de racismo como por exemplo: a Guerra Santa no século XII quando os árabes quiseram pregar o islamismo em todo mundo através da guerra e chegaram a conquistar a península ibérica e mais países cristãos; depois existiu o holocausto que é uma palavra grega para querer dizer “sacrifício pelo fogo” mas esta palavra ficou familiarizada quando os nazis chegaram á presidência da Alemanha com Hitler em 1933 e perseguiram os judeus chamando-os como “raça inferior”; depois Portugal começou a atacar os cristãos-novos em cerimónias conhecidas como autos-de-fé. Na Índia, os muçulmanos estão a correr um risco imenso porque para além de serem discriminados no mercado de trabalho e viverem em favelas tem que rezar para que os hindus da Índia não os ataquem quando estão todos em família.
Portanto como se pode ver a nossa história mundial está repleta de episódios deste tipo de racismo.
Este tipo e outros tipos de racismos são um problema na sociedade de hoje que não devia ter existido e que parece não querer deixar de existir porque muita gente no mundo acha que isto não e maligno mas sim benigno.
Eu estava falando no outro dia para um republicano proeminente que me perguntou o que eu achava mais forte questões de John McCain estaria na eleição geral.
Lower taxes and the argument he will be better able to protect America from its enemies, I said. Descida dos impostos e do argumento que ele estará em melhores condições para proteger a América de seus inimigos, eu disse.
Republicans have a pretty good track record with those two. Republicanos têm um histórico muito bom com os dois.
The Republican shook his head. O republicano sacudiu a cabeça. “You're missing the most important one,” he said. "Está faltando o mais importante", disse ele. “Race. "Raça. McCain runs against Barack Obama and the race vote is worth maybe 15 percent to McCain.” McCain corre contra Barack Obama e a votação de corrida vale a pena, talvez 15 por cento para McCain. "
The man I was talking to is not a racist; he was just stating what he believes to be a fact: There is a percentage of the American electorate who will simply not vote for a black person no matter what his qualities or qualifications. O homem que eu estava falando não é racista, ele só estava dizendo que ele acredita ser um fato: Há uma percentagem do eleitorado americano, que simplesmente não vai votar em uma pessoa negra não importa o que suas qualidades ou qualificações.
How big is that percentage? Quão grande é essa percentagem? An AP-Yahoo poll conducted April 2-14 found that “about 8 percent of whites would be uncomfortable voting for a black for president.” Uma pesquisa AP-Yahoo realizada 14 de Abril de 2002 concluiu que "cerca de 8 por cento dos brancos seria desconfortável para votar um negro para presidente."

RACISMO INSTITUCIONAL

O racismo institucional é demonstrado em dados oficiais como por exemplo o nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas Instituições. Quando as pessoas são discriminadas por serem de raça ou cultura diferente. O racismo institucional possui duas dimensões, a primeira é a dimensão programática e a segunda é a dimensão individual.
Em 1942 os Estados Unidos da América atacaram a capital do Japão (Tóquio) por causa das suas diferenças.
Em 2001 a ONU condenou a situação em Cuba e pediu às autoridades que assegurassem a cooperação internacional para proteger as liberdades fundamentais de Cuba.
Em 25 de Agosto de 2010 o presidente de França demonstrou este tipo de racismo ao ter expulsado os 8000 ciganos de França sem nenhuma razão aparente.

RACISMO ECOLÓGICO

É a forma ou subespécie mais recente de discriminação – ecológica, racial, económica, política, social, tecnológica etc. – Contra a “Mãe Terra”, os seus ecossistemas e, sobretudo, os povos mais pobres. Surge no contexto do fim da Guerra-fria e da nova concepção histórica do mundo ocidental, dirigido entre os ricos do Norte e os pobres do Sul. Decorre da nova divisão política do mundo, de acordo com a qual os valores mais caros à existência humana e à vida em geral dependem do respeito ao  meio ambiente. A ecologia é a máxima deste novo tempo. Uma nova visão de mundo: 60% da população pobre, de maioria negra, vive em áreas ecologicamente vulneráveis do planeta: terras áridas ou pouco produtivas, topos de montanhas, pântanos, nos centros urbanos e suburbanos lugares inadequados para a construção de moradias no meio rural, onde dependem da natureza para sobreviver, são destruídos por modelos de desenvolvimento predatórios, baseados na busca do lucro a todo custo e na exploração desenfreada dos recursos naturais.

CONCLUSÃO

Neste trabalho aprendemos o holocausto, a jihad que foi quando os muçulmanos invadiram os países cristãos da Europa e que os hindus, na Índia, atacam os Muçulmanos que lá tentam viver á vontade. O racismo, é um tema que contem vários tipos de forma e de ódio, por exemplo: racismo ecológico, racismo institucional  e cultural…aprendemos que o racismo institucional existe quando pessoas são discriminadas no sistema jurídico, no mercado de trabalho e no governo…porque têm etnia ou cultura diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário